Eva chegou a ser um projeto de Jean-Luc Godard antes de se tornar uma das obras maiores de Joseph Losey
Thriller erótico inspirado no romance homónimo de James Hadley Chase, “Eva” chegou a ser um projeto de Jean-Luc Godard antes de se tornar uma das obras maiores de Joseph Losey.
Joseph Walton Losey III (1909 – 1984) foi um encenador e realizador norte-americano, nascido no Wisconsin. No início da sua carreira, trabalhou de perto com Bertolt Brecht durante os anos em que se dedicou ao teatro e, antes de apresentar a sua primeira longa, realizou algumas curtas-metragens para a MGM. Joseph Losey foi um cineasta inventivo capaz de surpreender a cada filme. A sua obra, pautada por uma forte consciência política e repleta de “imagens provocatórias”, ilustra uma mestria formal e “estética revolucionária”, chegou a ser apelidada de “puro cinema” pela crítica, tornando Losey num cineasta de culto.
Os seus mais fascinantes filmes são aqueles que resultam da desesperante necessidade de dar forma à sua visão no grande ecrã; o seu exílio da América na Inglaterra moldou essa visão, forçando Losey a identificar-se ainda mais com os outsiders que retratara ao longo da sua filmografia de sucesso. Joseph Losey é uma das grandes figuras da História do Cinema, recuperado agora num ciclo de filmes em cópia digitais restauradas.
Data
10, Maio 2021
Horário
15H00
Duração
2h08
Faixa etária
M12
Preço
€5
€3,5 < 25, estudante, > 65, comunidade UC, rede alumni UC, grupo ≥ 10, desempregado, profissional do espetáculo, parcerias
Bilheteira TAGV 1 hora antes dos espetáculos e 30 minutos antes das sessões de cinema. Encerra 30 minutos após o seu início
Local auditório TAGV
Com Jeanne Moreau, Stanley Baker, Virna Lisi, Peggy Guggenheim
Origem França, Itália, 1962