17

Out,2024

Qui


18H30

DURAÇÃO


1h00

Ver Preços

Re: Antígona

Conferência-performance sobre Uma retrospectiva 2013-2023

neste diálogo que tomará lugar na Sala B (espaço do TAGV dedicado a projetos experimentais) Raquel Castro apresenta-nos esta exposição e fala-nos deste trabalho, relacionando-o com o seu percurso individual

A encenadora e atriz Raquel Castro traz ao TAGV uma conferência-performance sobre o projeto Uma Retrospectiva 2013-2023. Trata-se de uma exposição e de um conjunto de performances que criou com a coreógrafa Mariana Tengner de Barros ao longo de dez anos. Este trabalho experimental que tem por base a performance arte, soma não apenas um olhar atento sobre o presente vivido em sociedade, nomeadamente as transformações da cidade de Lisboa, a sua gentrificação e aumento exponencial do turismo, mas também sobre as suas próprias biografias. Neste diálogo que tomará lugar na Sala B (espaço do TAGV dedicado a projetos experimentais) Raquel Castro apresenta-nos esta exposição e fala-nos deste trabalho, relacionando-o com o seu percurso individual.

Raquel Castro (Lisboa) como intérprete trabalhou em teatro com Pedro Gil, Gonçalo Amorim, Madalena Victorino, Giacomo Scalisi, Ricardo Gageiro, Mickael Oliveira, Nuno M Cardoso, Mónica Calle, Rui Pina Coelho, Tónan Quito e Tiago Rodrigues. Protagonizou o filme CIDADE RABAT, de Susana Nobre. Como encenadora os seus projetos mais recentes são Turma de 95/2019, A MORTE DE RAQUEL | 2020, Terreno Selvagem | 2016 e 2022 (em cocriação com Miguel Castro Caldas e Pedro Gil) e AS CASTRO | 2023 Em 2020 recebeu o Prémio da Sociedade Portuguesa de Autores de Melhor Texto Português Representado com o espetáculo Turma de 95.

 

Futuros e Assombrações regressa este outubro ao TAGV com a sua segunda edição. Este ciclo, programado e acolhido pelo TAGV, tem por objetivo mapear e apresentar artistas que se dediquem à performance arte. O ciclo pretende focar-se no passado e presente da performance em Portugal, assumindo o carácter expandido que caracteriza esta forma de arte hoje. Reveste-se por isso de várias formas, dialogando com as artes visuais, a música experimental, as artes performativas como a dança e o teatro, e ainda com diversas formas de ativismo social e artístico. Na edição de 2024, o TAGV apresenta trabalhos da coreógrafa e bailarina Cláudia Dias, da dupla de artistas Dori Nigro e Paulo Pinto, e ainda da encenadora e atriz Raquel Castro. Este ciclo conta com a curadoria de Fernando Matos Oliveira e de Isabel Costa.

 

Programa Futuros e Assombrações

17 outubro 18h30 Conferência-Performance sobre Uma Retrospectiva 2013-2023 / Raquel Castro
Sala B / entrada gratuita

*Aula Aberta com Raquel Castro / Uma Retrospectiva (2013–2023) — A artista explora o trabalho que examina a transformação da cidade de Lisboa, abordando temas como a gentrificação e o crescimento do turismo, bem como as biografias e vivências pessoais das criadoras Mariana Tengner de Barros e Raquel Castro.
14 outubro 16h00 — 18h00
FLUC — Sala do ILLP (7º piso da FLUC) entrada livre / aberta a todos os interessados
Aula aberta integrada no Ciclo Futuros e Assombrações

 

18 outubro 18h30 Tá Pió Cá, lição de raiz / Dori Nigro e Paulo Pinto
Colégio das Artes / entrada gratuita

 

19 outubro 18h30 Sexta-feira: O fim do Mundo…Ou então não / Cláudia Dias
auditório TAGV / entrada gratuita

Data

17, Outubro 2024

Horário

18H30

Duração

1h00

Faixa etária

M6

Preço

entrada gratuita

Bilheteira / atendimento presencial
segunda a sexta-feira 14h00 — 20h00
em dias de eventos 1 hora antes / até meia hora depois
encerrada aos sábados, domingos e feriados

 

Local Sala B

De e com Raquel Castro

Fotografia Mariana C Silva

 

Ciclo Futuros e Assombrações

Curadoria Fernando Matos Oliveira, Isabel Costa

Produção Teatro Académico de Gil Vicente

Ciclo integrado no Laboratório LIPA