longas metragens premiadas no IndieLisboa'19
Através da parceria com o Teatro Académico de Gil Vicente, o IndieLisboa apresenta uma extensão deste festival de cinema internacional e generalista, que oferece ao público a oportunidade excecional de ver filmes portugueses e estrangeiros de todos os géneros (ficções, documentários, animações, filmes experimentais, entre longas e curtas metragens).
qua 03 jul 18h30
Bait De Mark Jenkins
Prémio do Público para Melhor Longa Metragem do Festival
Filmado a preto-e-branco, em película 16mm processada à mão, “Bait” conta a história de uma pequena localidade na Cornualha onde os antigos modos da pesca se vêem progressivamente alterados pela invasão do turismo. O confronto entre dois irmãos desavindos sobre como lutar pelo pão de cada dia forma o centro dramático deste filme expressionista onde o analógico, mais do que opção estética, é modo de vida. Aliás, Mark Jenkin escreveu o manifesto “Silent Landscape Dancing Grain 13” em defesa do cinema manual.
Origem Reino Unido, 2018
Duração aprox. 1h27
M/16
qua 03 jul 21h30
De lo nombre de las cabras De Miguel G. Morales, Silvia Navarro
Grande Prémio de Longa Metragem – Competição Internacional
Guanches é o nome dado ao povo nativo das ilhas Canárias, que vivia ainda na Idade da Pedra quando as ilhas foram ocupadas pelos castelhanos, acabando erradicados em menos de um século. Este hipnótico ensaio, integralmente composto por imagens de arquivo, parte dos registos sonoros de um arqueólogo que, nos anos 1980, recolheu testemunhos junto dos pastores locais com o desejo de conhecer melhor esse povo. Só que a dupla de realizadores desmonta os mitos coloniais do investigador e apresenta o complexo mapa de poderes com o qual se escreve o discurso histórico.
Origem Espanha, 2019
Duração aprox. 1h00
M/16
Data
03, Julho 2019
Horário
18H30, 21H30
Duração
—
Faixa etária
M/16
Preço
€5
€3,5 < 25, estudante, > 65, comunidade UC, grupo ≥10,desempregado, parcerias
Local auditório TAGV
Produção IndieLisboa