20 de junho de 1540, o homem fez: lançou-se do alto da Sé de Viseu, para voar claro, com duas asas que manufacturou
Junho de 1540, o homem disse: “Saibam todos os senhores habitantes desta cidade que não terminará este dia sem se ver a maior das maravilhas, a qual vem a ser um homem desta cidade voar, com asas feitiças, da Torre da Sé ao Campo de São Mateus, pelo que responde por sua pessoa e bens, João de Almeida Torto”. 20 de junho de 1540, o homem fez: lançou-se do alto da Sé de Viseu, para voar claro, com duas asas que manufacturou.
Fernando Giestas (1978, Espinho) cofundador, com Rafaela Santos, da Magnólia Teatro. Dramaturgo dos espetáculos “João Torto” (2012), “Sonhos Rotos” (2011, Menção Especial do Júri de Almagro Off – Festival Internacional de Teatro Clássico de Almagro, Espanha), “Mulher Mim” (2010), produções Magnólia Teatro/Amarelo Silvestre, e “Mexe-te!” (2008), produção Primeiros Sintomas. Autor da peça curta “Sangue na Guerra/Guelra/Guerra” (2011), escrita sob orientação de Jean-Pierre Sarrazac e publicada na coletânea “Oficina de Escrita Odisseia: Textos Escolhidos”, edição do Teatro Nacional São João (2011). Autor do livro “Cine Cidade” (2008), sobre o Cine Clube de Viseu.
Data
13, Outubro 2020
Horário
18H30
Duração
1h30
Faixa etária
para todos os públicos
Preço
entrada gratuita (lotação limitada)
Local Cena Lusófona (Pátio da Inquisição)
Texto “João Torto” terceira criação Amarelo Silvestre, estreada no TNDMII em 2012
Leitura dirigida por Fernando Giestas
Coordenação Clube de Leitura Teatral António Augusto Barros, Sofia Lobo (A Escola da Noite), Fernando Matos Oliveira, Ricardo Correia (Teatro Académico de Gil Vicente)
Coprodução A Escola da Noite, Teatro Académico de Gil Vicente
Iniciativa integrada no Laboratório LIPA
Inscrições para leitores clube.leitura.teatral@gmail.com (máx. 8 participantes)
Fotografia Cláudia Morais