Mário Montenegro, convidado para dirigir a sessão do Clube de Leitura Teatral, é ator, encenador, dramaturgo, investigador, professor. É diretor artístico da marionet, uma companhia de Coimbra que se dedica ao cruzamento disciplinar entre o teatro e a ciência
Maria da Luz, conceituada investigadora científica na área da visão humana está, num toque irónico do destino, a perder gradualmente a visão. A peça apresenta as suas tentativas de lidar com o problema, mostra uma emocionante relação amorosa e uma vingativa traição científica, e esboça um retrato de ferocidade num laboratório científico, habitat de investigadores mergulhados em exigentes e competitivos percursos profissionais. Tudo isto num mundo controlado pela sombra misteriosa de uma personagem com o nome de Dr. Light.
A companhia de teatro Marionet foi responsável, entre 2009 e 2015, por coordenar a criação colaborativa com investigadores de seis peças teatrais criadas e apresentadas no contexto da Noite Europeia dos Investigadores (NEI), em parceria com o Museu da Ciência da Universidade de Coimbra. “Luz de Perdição” é uma dessas peças, e foi escrita por um conjunto de investigadores e profissionais de diferentes áreas científicas em resposta ao desafio colocado pela NEI de 2015, ano em que se comemorou o Ano Internacional da Luz, de criação de uma peça sobre este tema. A peça aborda diferentes questões específicas relacionadas com o contexto da investigação científica, como organização e poder hierárquicos, prioridade científica, financiamento da ciência, para além das mais universais e incontornáveis relações humanas.
Mário Montenegro, convidado para dirigir a sessão do Clube de Leitura Teatral, é ator, encenador, dramaturgo, investigador, professor. É diretor artístico da marionet, uma companhia de Coimbra que se dedica ao cruzamento disciplinar entre o teatro e a ciência, onde dirigiu cerca de 40espetáculos e onde trabalha regularmente também como ator e dramaturgo. Tem publicadas as peças “Revolução dos Corpos Celestes” (MAFIA, 2006), “Encontro em Possível” (CETUP, 2006), “A Expressão das Emoções” e “LED” (Imprensa Universidade de Coimbra, 2018) e duas traduções, “Sr. de Chimpanzé” de Júlio Verne (marionet, 2010) e “Cálculo” de Carl Djerassi (Imprensa da Universidade de Coimbra, 2011). Como investigador, é membro integrado do CEIS20 – UC e interessa-se pelas interseções entre as Artes Performativas e a Ciência.
O Clube de Leitura Teatral, iniciativa que junta o Teatro Académico de Gil Vicente e A Escola da Noite, acontece mensalmente, com leituras informais dedicadas a textos de um dramaturgo/escritor. O objetivo é a divulgação, o conhecimento e a promoção da dramaturgia.
Data
12, Janeiro 2021
Horário
18H30
Duração
1h30
Faixa etária
para todos os públicos
Preço
entrada gratuita (lotação limitada)
reserva de lugar bilheteira@tagv.uc.pt
Local TAGV
Texto “Luz de Perdição” escrita de modo colaborativo por Cristiana Paula, Carlos Matos, Ermelindo Leal, Eunice Oliveira, Josephine Blersch, Mário Montenegro, Rosa Baptista, Sara Amaral Leitura dirigida por Mário Montenegro Coordenação Clube de Leitura Teatral António Augusto Barros, Sofia Lobo (A Escola da Noite), Fernando Matos Oliveira, Ricardo Correia (Teatro Académico de Gil Vicente) Coprodução A Escola da Noite, Teatro Académico de Gil Vicente Iniciativa integrada no Laboratório LIPA Fotografia Cláudia Morais
Inscrições para leitores clube.leitura.teatral@gmail.com (máx. 8 participantes)