todos nós estávamos apaixonados por ela. Nunca houve, em filmes suecos, uma rapariga que irradiasse um erotismo mais desinibido do que Harriet — Ingmar Bergman
Mónica e Harry partem um dia, no barco do pai dele, sem destino certo. Chegam a uma ilha no arquipélago de Estocolmo, local onde o casal se abandona ao amor. Mas Mónica, sempre instável, cria um fatalismo dramático e inicia uma vida de liberdade dúbia.
É o filme mais original do mais original dos cineastas. […] A sua câmara procura apenas uma coisa: agarrar o momento presente naquilo que tem de mais fugidio e aprofundá-lo para lhe dar valor de eternidade.
— Jean-Luc Godard
Nenhuma outra arte – nem a pintura nem a poesia – conseguem comunicar a qualidade específica dos sonhos tão bem quanto o cinema. Quando as luzes se apagam numa sala de cinema e aquele ponto de luz branca se abre para nós, o nosso olhar pára, instala-se e torna-se bastante estável. Sentamo-nos apenas ali, deixando que as imagens fluam sobre nós. A nossa vontade cessa. Perdemos a capacidade de resolver as coisas e de colocá-las nos seus devidos lugares. Somos arrastados para uma sequência de eventos – somos participantes de um sonho. E criar sonhos… aí está um trabalho sumarento.
— Ingmar Bergman
Data
10, Setembro 2024
Horário
18H30
Duração
1h36
Faixa etária
M12
Preço
€5
€3,5 < 25 anos, estudante, comunidade uc, rede alumni uc, > 65 anos, grupo ≥ 10, desempregado, profissional da cultura, parceria TAGV
TAGV Early Bird / Desconto 50% aplicável em 10 espetáculos e 10 sessões de cinema até dezembro 2024. A campanha está em vigor de 9 a 20 de setembro e os bilhetes com este desconto só poderão ser adquiridos na Bilheteira TAGV/presencial. Máx. 4 bilhetes por pessoa para os espetáculos / Máx. 1 bilhete por pessoa para sessões de cinema
Os bilhetes com desconto são pessoais e intransmissíveis e obrigam à identificação na entrada quando solicitada. Os descontos não são acumuláveis
Local TAGV
Com Harriet Andersson, Lars Ekborg, Dagmar Ebbesen
Origem Suécia, 1956
Ciclo Ingmar Bergman — grande retrospetiva
Cópias digitais restauradas / inéditos comercialmente em Portugal (Cidade Portuária, 1948; A Sede, 1949; Mulheres que Esperam, 1952; Depois do Ensaio, 1984