10

Dez

10

Dec

Qui


18H30

DURAÇÃO


1h30

Ver Preços

No Natal a Gente Vem Te Buscar — Clube de Leitura Teatral

Leitura dirigida por Sofia Lobo

é uma peça de personagens sem nome próprio, designadas unicamente pelo seu grau de parentesco. Com diálogos simples, trata da família, das relações que o sangue estabelece e que nem sempre são aquilo que esperamos

“No Natal a Gente Vem Te Buscar” (1979), de Naum Alves de Souza (1942-2016), é uma peça de personagens sem nome próprio, designadas unicamente pelo seu grau de parentesco. Com diálogos simples, trata da família, das relações que o sangue estabelece e que nem sempre são aquilo que esperamos. Do passado ao presente, a Solteirona, a protagonista, é uma mulher desajustada, da infância ao lar de idosos. Nas palavras do próprio Naum “Quando a Solteirona está em plena crise, os dois irmãos a acodem e ela cobra de Deus a promessa de que, se a gente for bom, vai ser feliz. O irmão, então, pergunta: Mas como é que ela pode ser assim? A irmã responde: Foi assim que a gente aprendeu, só que ela acreditou!”

Naum Alves de Souza (1942-2016), dramaturgo, encenador, cenógrafo, figurinista, artista plástico e professor, colaborou com nomes maiores da cena artística brasileira, como Elis Regina, Chico Buarque, Antunes Filho, Fernanda Montenegro. O percurso de Naum foi distinguido, nas suas várias áreas de intervenção. As suas peças traçam um perfil do povo brasileiro entre o regime ditatorial de 64 e a primeira década do século XXI.

Sofia Lobo, atriz, é a convidada para dirigir a sessão do Clube de Leitura Teatral. Pisou pela primeira vez um palco no Teatro Experimental de Mortágua e consolidou essa apetência no Teatro dos Estudantes da Universidade de Coimbra. Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas. Elemento fundador d’A Escola da Noite, desde 1992 integrou o elenco de 45 espetáculos, tendo encenado os seguintes: “Play”, com peças curtas de Samuel Beckett, que traduziu; “Noite de Amores Efémeros”, com peças curtas de Paloma Pedrero que também traduziu; “Nunca estive em Bagdad”, de Abel Neves; “Desmesura”, de Hélia Correia, que co-encenou com Jarbas Bittencourt e Igor Lebreaud; “A Mulher como Campo de Batalha”, de Matéi Visniec, que traduziu com Ana Teresa Santos.

Data

10, Dezembro 2020

Horário

18H30

Duração

1h30

Faixa etária

para todos os públicos

Preço

entrada gratuita (lotação limitada)

Local Cena Lusófona

Texto “No Natal a Gente Vem Te Buscar” de Naum Alves de Souza

Leitura dirigida por Sofia Lobo

Coordenação Clube de Leitura Teatral António Augusto Barros, Sofia Lobo (A Escola da Noite), Fernando Matos Oliveira, Ricardo Correia (Teatro Académico de Gil Vicente)

Coprodução A Escola da Noite, Teatro Académico de Gil Vicente

Iniciativa integrada no Laboratório LIPA

Inscrições para leitores clube.leitura.teatral@gmail.com (máx. 8 participantes)

Fotografia Cláudia Morais

Clique ou faça scroll para ver o próximo evento.

Toque para ver o próximo evento.

Cinema à Segunda

Chungking Express