
depois de uma aliança para as Conversas de Balcão entre o TAGV, Linha de Fuga e Laboratório LIPA seguimos em colaboração com este programa através de conversas com artistas sobre o seu percurso, com o intuito de humanizar a criação artística e demonstrar todo o trabalho, dúvidas e questões que um artista se coloca ao criar
Continuamos a falar do que significa ser artista convidando grandes nomes da dança contemporânea portuguesa. Desta vez teremos a presença de Sónia Baptista, coreógrafa, performer e escritora. Sónia é uma criadora que experimenta muitos formatos e explora a performatividade com várias disciplinas artísticas. Os seus últimos trabalhos têm um cunho muito feminista, abordando o significado de ser mulher e homem nos nossos dias.
Sónia Baptista estará no Festival Linha de Fuga com a sua última criação King Size, uma paródia à condição de macho e, no TAGV, com a apresentação da peça Dykes on Ice que estará no TAGV no dia 18 de julho, no âmbito do Festival Citemor.
Sónia Baptista como intérprete e co-criadora colaborou com vários artistas e companhias, entre eles: Laurent Goldring, Patrícia Portela, Aldara Bizarro, Vera Mantero, Thomas Lehmann, Arco Renz, Teatro Cão Solteiro, AADK, Ligia Soares, Silvia Real, Clara Amaral. No seu trabalho explora e experimenta com as linguagens da dança, música, literatura, teatro e vídeo. Escreve textos dramatúrgicos para outros criadores e coreografa para cinema, vídeo e teatro, entre eles Miguel Clara Vasconcelos, André Godinho, Teatro Praga, Ricardo Neves-Neves, Cão Solteiro. Tem oito livros publicados. Colabora com o Fórum Dança, PED e FOR, ESD, ESTC, Universidades do Minho e Évora. Artista Associada da AADK Portugal.
Data
16, Julho 2025
Horário
18H00
Duração
1h00
Faixa etária
todos os públicos
Preço
entrada livre
Bilheteira / atendimento presencial
segunda a sexta-feira 17h00 — 20h00
em dias de eventos 1 hora antes / até meia hora depois
encerrada aos sábados, domingos e feriados
Local Café TAGV
Produção Linha de Fuga, Teatro Académico de Gil Vicente, LIPA – Laboratório de Investigação e Práticas Artísticas da Universidade de Coimbra