o último filme de Andrei Tarkovski conquistou quatro prémios em Cannes
Alexander, jornalista e intelectual, confessa, ao seu filho pequeno, a preocupação que sente em relação à falta de espiritualidade no mundo moderno. Na noite do seu aniversário, irrompe a Terceira Guerra Mundial. Num momento de desespero, Alexander vira-se para Deus, argumentando e oferecendo-Lhe tudo para evitar o holocausto nuclear.
Andrei Tarkovsky (1986) realizou sete longas-metragens que o afirmaram num dos mais importantes realizadores da história do cinema. O seu legado é tal que instituiu uma linguagem e estéticas próprias. Estudou realização em Moscovo, onde realizou o seu primeiro filme, a média-metragem “O Rolo Compressor e o Violino”. A sua primeira longa-metragem foi “A Infância de Ivan”, que venceu o Leão de Ouro no Festival de Veneza e o afirmou como realizador de referência, estatuto que confirmou ao longo da sua distinta carreira, com filmes como “Andrei Rublev”, “Solaris” ou “Nostalgia”.
Data
24, Fevereiro 2020
Horário
15H00
Duração
2h22
Faixa etária
M12
Preço
€3,5
Local auditório TAGV
De Andrei Tarkovsky Com Erland Josephson, Susan Fleetwood, Allan Edwall, Guðrún S. Gísladóttir Origem Suécia, Reino Unido, 1986 Festival de Cannes Grande Prémio do Júri, Prémio FIPRESCI, Prémio do Júri Ecuménico, Prémio Contribuição Artística para Sven Nykvist BAFTA Melhor Filme Estrangeiro Festival de Valladolid Melhor Filme