Ingmar Bergman exprime as suas dúvidas existenciais através de cada uma das personagens principais. O cavaleiro Block (...) O seu cínico criado Jöns (...) E depois há o jovem casal de atores ambulantes (...) Desta forma, o realizador cria finalmente um pouco de esperança no seu filme
De volta das Cruzadas, um cavaleiro vê o seu país espiritual e fisicamente devastado. Com a fé abalada e o sentido da vida a tomar de assalto o seu pensamento, este é abordado por uma estranha e enigmática personagem: a Morte. Pronta para levar o homem consigo, a Morte é desafiada para um jogo de xadrez, cujo resultado ditará o destino do cavaleiro.
Nenhuma outra arte – nem a pintura nem a poesia – conseguem comunicar a qualidade específica dos sonhos tão bem quanto o cinema. Quando as luzes se apagam numa sala de cinema e aquele ponto de luz branca se abre para nós, o nosso olhar pára, instala-se e torna-se bastante estável. Sentamo-nos apenas ali, deixando que as imagens fluam sobre nós. A nossa vontade cessa. Perdemos a capacidade de resolver as coisas e de colocá-las nos seus devidos lugares. Somos arrastados para uma sequência de eventos – somos participantes de um sonho. E criar sonhos… aí está um trabalho sumarento.
— Ingmar Bergman
Data
24, Setembro 2024
Horário
18H30
Duração
1h36
Faixa etária
M12
Preço
€5
€3,5 < 25 anos, estudante, comunidade uc, rede alumni uc, > 65 anos, grupo ≥ 10, desempregado, profissional da cultura, parceria TAGV
TAGV Early Bird / Desconto 50% aplicável em 10 espetáculos e 10 sessões de cinema até dezembro 2024. A campanha está em vigor de 9 a 20 de setembro e os bilhetes com este desconto só poderão ser adquiridos na Bilheteira TAGV/presencial
Os bilhetes com desconto são pessoais e intransmissíveis e obrigam à identificação na entrada quando solicitada. Os descontos não são acumuláveis
Local TAGV
Com Max von Sydow, Gunnar Björnstrand, Bengt Ekerot
Origem Suécia, 1957
Festival de Cannes 1957 Prémio Especial do Júri
Ciclo Ingmar Bergman — grande retrospetiva
Cópias digitais restauradas / inéditos comercialmente em Portugal (Cidade Portuária, 1948; A Sede, 1949; Mulheres que Esperam, 1952; Depois do Ensaio, 1984