distinguido com o Grande Prémio do Festival de Cannes de 1984, Paris, Texas conta a história de um homem que sofre de amnésia (Harry Dean Stanton) e da sua luta para reconstruir uma vida feita em pedaços.
Travis Henderson, desaparecido durante quatro anos, reaparece no deserto dos EUA, exausto e amnésico. Aos poucos, vai-se recordando da sua vida, sendo acolhido pelo seu irmão Walt, responsável por Hunter, filho de Travis. Como totais estranhos, Travis e Hunter começam a construir uma amizade e a conspirar para encontrar Jane, ex-mulher de Travis, e trazê-la de volta para formar uma verdadeira família.
Wim Wenders realizou o seu primeiro filme em 1971. Em 1974, 1975 e 1976, realizou uma trilogia de Road Movies, composta por “Alice Nas Cidades”, “Movimento em Falso” e “Ao Correr do Tempo”. Na década de 1980, realizou obras de referência como “O Estado das Coisas”, “Paris, Texas”, vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes ou “As Asas do Desejo”. Em 1999 foi nomeado ao Óscar de Melhor Documentário com “Buena Vista Social Club”. Mais recentemente realizou “Pina”, um documentário sobre a coreógrafa Pina Bausch e “O Sal da Terra”, acerca do fotógrafo Sebastião Salgado.
Data
06, Janeiro 2020
Horário
15H00
Duração
2h24
Faixa etária
M12
Preço
€3,5
Local auditório TAGV
De Wim Wenders Com Harry Dean Stanton, Nastassja Kinski, Dean Stockwell Origem Alemanha, França, Grã Bretanha, 1984 Festival de Cannes 1984 Palma de Ouro; Prémio FIPRESCI; Prémio do Júri Ecuménico BAFTA 1985 Melhor Realização Golden Globes 1985 Nomeação para Melhor Filme Estrangeiro