23

Jan

Sex


14H00
21H30

DURAÇÃO


1h30

Ver Preços

Raphael Ghanem

Hotel Europa

com esta criação, a Hotel Europa investigou histórias reais que se tornaram memórias e que com o tempo foram herdadas e onde as pessoas reais contribuem para contestar e reconstruir identidades culturais, trabalhando a forma como o teatro pode contribuir para a reescrita da história, dando voz a um grupo silenciado, trabalhando assim na transmissão da memória entre gerações

Este espetáculo de teatro documental reflete sobre a ditadura e a presença portuguesa em África, em particular a vida dos antigos colonos portugueses através dos seus testemunhos reais. O texto deste espetáculo foi criado através de um processo de verbatim, que significa copiado palavra por palavra, o que se traduziu na escrita de um texto de teatro que utiliza fielmente as palavras das pessoas entrevistadas sobre a sua vida em África no Período Colonial Português. 

 

A metodologia seguida combinou a recolha de testemunhos dessas pessoas e uma detalhada pesquisa historiográfica, criando um texto que retrata a complexidade da história recente em Portugal, no caso do fim do colonialismo português.  Com esta criação, a Hotel Europa investigou histórias reais que se tornaram memórias e que com o tempo foram herdadas e onde as pessoas reais contribuem para contestar e reconstruir identidades culturais, trabalhando a forma como o teatro pode contribuir para a reescrita da história, dando voz a um grupo silenciado, trabalhando assim na transmissão da memória entre gerações. 

 

Hotel Europa Companhia formada por André Amálio (Portugal) e Tereza Havlíčková (Chéquia). Têm vindo a desenvolver espetáculos de teatro documental que exploram as fronteiras entre teatro, dança e performance. Utilizam no seu trabalho uma sobreposição de material autobiográfico, narrativas familiares, histórias nacionais, testemunhos, entrevistas e pesquisa historiográfica. Abordam questões não discutidas na sociedade atual sobre o passado recente ligadas ao colonialismo, fascismo e comunismo, procurando estabelecer pontes entre o passado e o presente. Também discutem nos seus trabalhos questões atuais como a migração, o ambiente e a gentrificação. O trabalho da Hotel Europa tem sido apresentado em Portugal, Espanha, Alemanha, Chéquia, Eslováquia, França, Itália, Brasil, Cabo Verde, Colômbia e Uruguai. Os espetáculos foram coproduzidos e apresentados em teatros e festivais como o Teatro Nacional D. Maria II, Teatro Nacional São João, Culturgest, Teatro Municipal do Porto, São Luiz Teatro Municipal, Théâtre de la Ville, FITEI, Grec Festival de Barcelona, FIT BH, MIRADA, euro-scene Leipzig, AKCENT Festival, entre outros.

Data

23, Janeiro 2026

Horário

14H00, 21H30

Duração

1h30

Faixa etária

M12

Preço

Bilheteira / atendimento presencial
segunda a sexta-feira 17h00 — 20h00
em dias de eventos 1 hora antes / até meia hora depois
encerrada aos sábados, domingos e feriados

Local auditório TAGV (lotação limitada)

Criação, interpretação André Amálio

Assistência de encenação, coreografia Tereza Havlíčková

Criação musical e interpretação Pedro Salvador

Cenografia Pedro Silva

Direção técnica Carlos Arroja

Produção Hotel Europa

Apoio Fundação Calouste Gulbenkian, EGEAC, Largo Residências, Teatro do Silêncio

A Hotel Europa é uma estrutura financiada pela República Portuguesa – Cultura, Juventude e Desporto / Direção-Geral das Artes