uma investigação imersiva, partindo de conceitos como violência, erotismo, insólito, exaustão, repetição e autoficção
Este projeto tem como objetivo ampliar a pesquisa iniciada num contexto individual, a partir do livro/objeto “crueza ou inventário de um erotismo ingênuo”, exibido na exposição “Atelier Aberto IV – Em Expansão”, ocorrida no Colégio das Artes da Universidade de Coimbra, em novembro de 2019.
A intenção é criar um ambiente confiável de troca e compartilhamento com pessoas que tenham interesse em participar num processo criativo coletivo. A ideia principal é partilhar vivências relacionadas a aspetos abordados em experimentações e diálogos disparados por performances previamente realizadas e que serão retomadas num novo formato. Trata-se de uma investigação imersiva, partindo de conceitos como: violência, erotismo, insólito, exaustão, repetição e autoficção. O projeto, que terá a duração de 4 meses com início em setembro, utilizará uma metodologia de investigação direta, a partir da exibição de performances e filmes, leitura de textos e acionamentos de portfólios (agifólio/Metodologia desenvolvida pela La Plataformance).
Cristiana Nogueira natural do Rio de Janeiro/Brasil, atualmente a viver em Coimbra, trabalha entre o Brasil e Portugal. Participou de exposições e residências, como o Performe-se: Fronteiras Borradas/Fronteiras Erguidas, Escala 1:1 – ações humanas para espaços monumentais, Festival Ruído. Gesto Ação & Performance/corpo a corpo e o Festival La Plataformance. Organiza o Festival Corpus Urbis e coordena o projeto Performance na Praça. É professora do Curso de Artes Visuais da Unifap/Brasil.
Data
01 - 14, Dezembro 2020
Horário
18H00
Duração
—
Faixa etária
—
Preço
—
Local Sala B/LIPA
Direção Cristiana Nogueira (investigadora/professora) Programa Prática como Investigação TAGV-Laboratório LIPA Apresentações públicas novembro, dezembro No âmbito TAGV/Laboratório LIPA — Investigação pela Prática (Doutoramento no Colégio das Artes da Universidade de Coimbra) Projeto no âmbito Ciclo TRANSMEDIA
Fotografia Cláudia Morais