o livro aborda práticas artísticas e educacionais que, através da proposição de metodologias em performance e pedagogia, reinscrevem e reconstroem discursos, representações, imaginários e práticas corporais
protocolos de convivialidade: performance, pedagogia e dissidências anticoloniais é o resultado da pesquisa do doutoramento em Estudos Artísticos do artista e pesquisador André Rosa, realizada na Universidade de Coimbra. O livro, publicado pela Editora Hucitec, aborda práticas artísticas e educacionais que, através da proposição de metodologias em performance e pedagogia, reinscrevem e reconstroem discursos, representações, imaginários e práticas corporais. As desobediências anticoloniais se entrelaçam, nesta escrita, com as vivências do autor identidades fraturadas enquanto artista/pesquisador/educador latino-americano, brasileiro e dissidente sexual, por meio de construtos artísticos nomeados de Protocolos de Convivialidade, ao questionarem as relações geopolíticas constituídas através de colonialidades em agendas culturais, educacionais e existenciais da produção de conhecimentos em arte e educação. De forma debochada, os Protocolos de Convivialidade podem acionar rachaduras no sistema mundo colonial, ao interferirem e reconstruírem corpos e espaços em performance e pedagogia, escancarando para outras formas de viver e (re)existir, em múltiplas intersecções, resistências, conhecimentos e curas. Além do lançamento do livro, será realizada uma palestra performativa. (texto escrito em português do Brasil)
Data
28, Outubro 2024
Horário
18H30
Duração
1h00
Faixa etária
para todos os públicos
Preço
entrada livre
Local TAGV
Apresentação do livro protocolos de convivialidade: performance, pedagogia e dissidências anticoloniais
Com André Luís Rosa
Moderação Rita Alcaire
Autor André Luís Rosa
Edição 1.ª edição Editora Hucitec
28 outubro 10h00 Aula aberta com André Rosa Corpo em performance: estratégias biotecnomágicas para a cena Sala 1 – Secção de Estudos Artísticos, Colégio de S. Jerónimo (1º piso)