17

Set

16

Dez

Sex

Ver Preços

O Ciclo TAGV 60 ANOS assinala o sexagésimo aniversário do Teatro Académico de Gil Vicente. Entre a inauguração em 1961 e o ano de 2021, o teatro atravessou, como o país, um período intenso de transformações sociais e culturais. Após um início marcado pelas contingências vividas durante a ditadura, ancorado na Praça da República e no trânsito de gerações que caracteriza este lugar simbólico da cidade de Coimbra, o teatro afirmou-se como espaço de cultura, casa de muitas artes, fórum político e social, local de encontro e também de dissenso.

Mediando o diálogo entre a Academia e a cidade, durante estes 60 anos o TAGV foi parceiro de incontáveis projetos e espetáculos. O ciclo que agora apresentamos procura manter a relação fundadora com os caminhos abertos e as muitas experiências vividas no teatro. Por este motivo convivem ao longo destes próximos quatro meses eventos musicais inclusivos (Orquestra Todos), experimentais (Sond’Ar-te Electric Ensemble), grandes espetáculos de teatro do repertório contemporâneo (Catarina e a Beleza de Matar Fascistas) e do repertório clássico (Nise, La Tragedia de Inés de Castro), espetáculos que testemunham a criatividade das atuais gerações de coreógrafos (Bate Fado) e de dramaturgas-encenadoras (Monólogo de Uma Criada Com a Sua Patroa).

O espaço do teatro é também por inerência o lugar da voz e assim será tanto nas quatro sessões temáticas propostas pelo coletivo declAMAR Poesia, como ao longo da maratona de leituras encenadas, por Ricardo Correia e Mário Montenegro, que nos dão a conhecer a dramaturgia em “estado de exceção” de jovens dramaturgos europeus, no contexto da edição 2021 do projeto École des Maîtres, orientada pelo dramaturgo italiano Davide Carnevali. Como lugar de pensamento e de debate, o TAGV será também a casa de ciclos especiais, como a proposta de reflexão sobre o conceito de Atuação Expandida e especialmente em dois colóquios internacionais, o primeiro com o título Modos de Produzir — As Artes Performativas em Transição, o segundo dedicado à relação entre o teatro e a ciência, realizado em parceria com o coletivo Marionet.

Os livros estão presentes em projetos de edição que o TAGV vem mantendo ao longo da última década, em novas parcerias com a Imprensa da Universidade de Coimbra e com o Teatro Nacional D. Maria II. Destacamos ainda o dia 25 de setembro, porque nele se concentra duplamente a visita e a dádiva: nessa tarde o TAGV estará de portas abertas, com visitas guiadas, uma exposição para ver e levar para casa materiais e cartazes do seu arquivo histórico, terminando com um workshop de cocktails, com sabores a descobrir entre o café e a esplanada. Entre setembro e dezembro são por certo mais de 60 os motivos e pretextos para nos visitar. Fernando Matos Oliveira

Data

17 - 16, Dezembro 2021

Horário

Duração

Faixa etária

Preço

fotografia Pedro Medeiros

Clique ou faça scroll para ver o próximo evento.

Toque para ver o próximo evento.

TAGV 60 Anos

No Feminino