este é um filme biográfico que segue os últimos anos de vida de António Variações, um dos mais aclamados e criativos cantautores em língua portuguesa
O retrato da vida de António Ribeiro, barbeiro e figura da movida lisboeta no final dos anos 70, perseguindo o seu sonho de se tornar cantor e compositor, apesar de não saber uma nota de música. O filme foca o processo de transformação na persona de António Variações, artista excêntrico e popular cuja carreira fulgurante foi interrompida pela sua morte em 1984. O filme é uma homenagem a todos os que ainda hoje perseguem os seus sonhos aspirando transformar as suas vidas.
António Joaquim Rodrigues Ribeiro nasceu a 3 de Dezembro de 1944, numa pequena aldeia do concelho de Amares, distrito de Braga. Sendo um dos 12 filhos de um casal de camponeses, fez a escola primária e desde cedo se habituou a ajudar no campo. Com 12 anos partiu para Lisboa, onde trabalhou como aprendiz de balconista e caixeiro. Mais tarde cumpriu serviço militar em Angola e, em 1975, viajou por Londres e Amesterdão, onde se descobriu e aprendeu a profissão de barbeiro. Regressa a Lisboa em 1977, onde durante o dia trabalha como cabeleireiro, e à noite estuda e se dedica à música. Em 1981, participa no conhecido programa “O Passeio dos Alegres”, de Júlio Isidro. A sua sonoridade diferente e o seu estilo inigualável fazem-se notar. Em 1982, edita o primeiro single, com os temas “Povo que lavas no rio”, de Amália Rodrigues (a sua grande inspiração), e “Estou além”. No ano seguinte, grava o LP “Anjo da Guarda”, com dez faixas da sua autoria, onde se destacam os êxitos “É p’ra amanhã” e “O corpo é que paga”. Um ano depois lança o seu segundo e último álbum, “Dar & Receber” com, entre outras, a sua inesquecível “Canção de engate”. Variações morreu em Lisboa, a 13 de Junho de 1984, devido a uma broncopneumonia. Tinha 39 anos.
Data
23, Março 2020
Horário
15H00
Duração
1h49
Faixa etária
M12
Preço
€3,5
Local auditório TAGV
De João Maia
Com Sérgio Praia, Filipe Duarte, Victoria Guerra
Origem Portugal, 2019