um filme estreado na secção Un Certain Regard da edição de 2019 do Festival de Cannes
Leninegrado, 1945. A segunda guerra mundial devastou a cidade, deixando um rasto de destruição manifesta em edifícios demolidos e gentes arrasadas, tanto física como psicologicamente. Um dos cercos mais destrutivos da história moderna acaba de terminar, e os vivos devem reaprender a viver. O filme acompanha o percurso de duas jovens mulheres que, no meio das ruínas onde tentam reconstruir as suas vidas, procuram um novo sentido e esperança.
Kantemir Balagov (Nalchik, 1991) realizou várias mini-séries usando uma câmara fotográfica, até ingressar em 2011 na escola de cinema fundada por Alexandr Sokurov na sua terra natal. Após realizar várias curtas-metragens, munido de um guião para longa-metragem e da ajuda de Sokurov, o jovem cineasta finalmente conseguiu assegurar fundos para realizar “Tesnota”, que estreou na secção Un Certain Regard do Festival de Cinema de Cannes, em 2017, onde ganhou um prémio FIPRESCI, e foi o vencedor do Prémio de Melhor Filme do LEFFEST’17. “Violeta” é a sua segunda longa-metragem.
Data
06, Janeiro 2020
Horário
18H30
Duração
2h10
Faixa etária
M16
Preço
€5
€3,5 < 25, estudante, > 65, comunidade UC, rede alumni UC, grupo ≥ 10, desempregado, parcerias
Local auditório TAGV
De Kantemir Balagov Com Viktoria Miroshnichenko, Vasilisa Perelygina, Konstantin Balakirev Origem Rússia, 2019 Festival de Cannes Prémio FIPRESCI Un Certain Regard Festival de Cannes Prémio de Melhor Realizador Un Certain Regard