O que significa para nós ser europeus?
Quem representa quem?
Qual é hoje o maior desafio que a Europa enfrenta?
Que cenários existem para o futuro da Europa?
E se a União Europeia cair, o que se segue?
O ciclo de “Peças Breves Sobre a Ascensão e Queda de uma EgoÃsta Chamada Europa” é composto por dois lados, tal como um álbum de música. Cada um dos lados e peça funciona de forma autónoma. A sua organização não obedece a uma sequência, podendo, por isso, ser levadas a cena com diferentes relações e tensões dramatúrgicas entre elas. O LADO A é composto por peças curtas escritas por Ricardo Correia pré-pandemia e designadas por “Welcome To Europe”; O LADO B é composto pelas peças curtas escritas pós-pandemia designadas por “Huis-Clos – A Europa Entre 4 Paredes”, escritas por Ricardo Correia e mais cinco dramaturgos europeus com estreia em março de 2021.
Nesta sessão do Clube de Leitura Teatral partilhamos, pela primeira vez, o texto “Welcome To Europe” escrito entre as formas documentais e ficcionais que surgiu com a intenção de investigar: O que significa para nós ser europeus? Quem representa quem? Qual é hoje o maior desafio que a Europa enfrenta? Que cenários existem para o futuro da Europa? E se a União Europeia cair, o que se segue?
Ricardo Correia é Diretor ArtÃstico da Casa da Esquina, estrutura de criação e programação de Coimbra, onde desenvolve trabalho de criação transdisciplinar em regime colaborativo, investindo numa dramaturgia original, de mediação entre o real e a ficção, do arquivo como prática, implicando o documental, o autobiográfico, a pós-memória e o questionamento do território.
Desde 2001 que trabalha em teatro, cinema e televisão como ator, dramaturgo e encenador. Encenou mais de uma vintena de espetáculos, apresentados em vários teatros, escolas, festivais prestigiados (FIT em Belo Horizonte, BE Festival em Birmingham) e em várias geografias internacionais (Vigo, Santiago de Compostela, Rio de Janeiro, São Paulo, Leipzig, Londres, Newcastle, entre outros).
É autor de cerca de uma dezena de textos para teatro. A compilação dos seus textos de teatro “O meu paÃs é o que o mar não quer e outros peças” está editada pela Imprensa da Universidade de Coimbra, na coleção Dramaturgo (2019). E a sua peça “Call Center”, foi editada pelo Teatro Nacional D. Maria II & Bicho do Mato, no volume Laboratório de Escrita para Teatro – Textos 2017/2018 (coord. Rui Pina Coelho). A peça “ExÃlio[s] 61-74” está editada em França com edição bilingue pela editora Les Presses universitaires du Midi da Universidade de Toulouse – Jean-Jaurès (UT2J) da antologia da Colecção Nouvelles Scènes, 2020.
Desde 2015 codirige o Clube de Leitura Teatral (Teatro Académico de Gil Vicente/A Escola da Noite). Foi Júri da Êcole de Mâitre – curso internacional de aperfeiçoamento de atores desde 2014 até 2018. Em 2019 ganhou a melhor tradução de texto para português no EURODRAM, com “Caldarium” de Sabrina Mahfouz, traduzido do inglês.
Data
03, Novembro 2020
Horário
18H30
Duração
1h30
Faixa etária
para todos os públicos
Preço
entrada gratuita (lotação limitada)
Local Cena Lusófona
Texto “Welcome To Europe”– “Peças Breves Sobre a Ascenção e Queda de uma EgoÃsta Chamada Europa” de Ricardo Correia (texto inédito)
Leitura dirigida por Ricardo Correia
Coordenação Clube de Leitura Teatral António Augusto Barros, Sofia Lobo (A Escola da Noite), Fernando Matos Oliveira, Ricardo Correia (Teatro Académico de Gil Vicente)
Coprodução A Escola da Noite, Teatro Académico de Gil Vicente
Iniciativa integrada no Laboratório LIPA
Inscrições para leitores clube.leitura.teatral@gmail.com (máx. 8 participantes)
Fotografia Carlos Gomes