08

Mar

Ter


18H30

DURAÇÃO


1h30

Ver Preços

Clube de Leitura Teatral

Leitura dirigida por João Paulo Janicas

o Clube de Leitura Teatral é um projeto conjunto do Teatro Académico de Gil Vicente e d’A Escola da Noite que tem como objetivo a divulgação, o conhecimento e a promoção da dramaturgia

João Paulo Janicas é professor, atualmente a lecionar Filosofia, Psicologia e Expressão Dramática, e a coordenar a equipa do projeto cultural. Tem orientado clubes, cursos e oficinas de expressão dramática e de teatro para jovens, professores e outros profissionais. É, desde 19985, ator e encenador na Cooperativa Bonifrates, onde coordenou também o grupo júnior.

 

“As Virgens Loucas” é uma história de mulheres. A novela de António Aurélio Gonçalves reinterpreta, no contexto cabo-verdiano, a parábola bíblica das Dez Virgens. Fá-lo ironicamente, colocando como protagonistas três prostitutas do Mindelo, Betinha, Domingas e Nuna. Ao cair da noite, elas dão-se conta de que o seu candeeiro está vazio e saem à procura de petróleo, à procura de luz. Percorrem as ruelas escuras da cidade. Nhô Léla recusa-se a vender-lhes o resto do petróleo que tem na sua loja. Enxota-as. Betinha espia a casa de uma vizinha, consumida pelo desejo de entrar. Ela e as amigas aspirariam viver como mulheres respeitáveis. Imitar a cena pequeno-burguesa e colonial que o conforto daquela casa iluminada simboliza. É essa a sua loucura.  A sua louca transgressão continuará frustrada. Mas quando as três mulheres regressam ao quarto, é ainda o desejo de uma luz própria que declaram.

Data

08, Março 2022

Horário

18H30

Duração

1h30

Faixa etária

para todos os públicos

Preço

entrada gratuita
inscrição gratuita para leitores/as clube.leitura.teatral@gmail.com

Local TAGV

texto “As Virgens Loucas” de António Aurélio Gonçalves

leitura dirigida por João Paulo Janicas

com a participação dos músicos Guilherme Fradinho, Igor Cavaz ciclo Dramaturgos ao Poder

coordenação Clube de Leitura Teatral António Augusto Barros, Igor Lebreaud (A Escola da Noite), Fernando Matos Oliveira, Ricardo Correia (Teatro Académico de Gil Vicente)

coprodução A Escola da Noite, Teatro Académico de Gil Vicente

iniciativa integrada no Laboratório LIPA

fotografia Cláudia Morais

Clique ou faça scroll para ver o próximo evento.

Toque para ver o próximo evento.

Teatro

Caos™